• ISTH 2015 Congresso Estudo CATCH Innohep

Congresso ISTH 2015

img1_isth

Realizou-se em Junho na cidade de Toronto o maior congresso mundial de Trombose, promovido pela ISTH (International Society of Thrombosis & Haemostasis).
Durante o congresso, a LEO organizou um simpósio satélite de grande nível científico e que contou com um leque de palestrantes de primeira linha, estando presentes todos os elementos do steering committee do estudo CATCH.
Apresentaram-se resultados de dois estudos importantes para os profissionais de saúde que tratam doentes que sofrem de trombose associada a cancro, o CATCH e o PELICAN.
O estudo CATCH é o maior estudo realizado à data avaliando o tratamento a longo termo do tromboembolismo no doente oncológico. O estudo PELICAN procura responder a questões do dia a dia dos doentes oncológicos que lidam com esta problemática.
Foi uma sessão muito interactiva, com várias perguntas por parte da plateia que encheu a sala e que seguiu todas as palestras com muito interesse.
Aceda à galeria multimédia para ver as apresentações dos estudos CATCH e PELICAN, assim como a sessão de perguntas e respostas que também se encontra disponível.

 

Próximo
Mais

QUESTIONS & ANSWERS


1 What does a review of international guidelines for the treatment of CAT show? Congress ISTH 2015 | Q1: What does a review of international guidelines for the treatment of CAT show?
2 What about the efficacyand safety of other agents for the treatment of CAT? Congress ISTH 2015 | Q2: What about the efficacyand safety of other agents for the treatment of CAT?
3 What is the advantage of indirect inhibition of LMWH over the action of DOACs? Congress ISTH 2015 | Q3: What is the advantage of indirect inhibition of LMWH over the action of DOACs?
4 Why did the CATCH trial not achieve statistical significance? Congress ISTH 2015 | Q4: Why did the CATCH trial not achieve statistical significance?
 
5 Did the CATCH trial demonstrate a reduced risk of bleeding with LMWH? Congress ISTH 2015 | Q5: Did the CATCH trial demonstrate a reduced risk of bleeding with LMWH?
6 How do you manage a patient with CrCl 23 mL/min? Congress ISTH 2015 | Q6: How do you manage a patient with CrCl 23 mL/min?
7 What about anticoagulation beyond 6 months? Congress ISTH 2015 | Q7: What about anticoagulation beyond 6 months?
8 How can we improve quality of life for our patients? Congress ISTH 2015 | Q8: How can we improve quality of life for our patients?
Próximo

Highlights CATCH (1)

Catch

O Tromboembolismo Venoso (TEV) é um problema frequente que complica a gestão da doença oncológica, constituindo a segunda causa de morte nestes doentes.
Embora as guidelines defendam a utilização de Heparinas de Baixo Peso Molecular (HBPM) como tratamento de primeira linha do TEV no doente oncológico, os estudos que suportam esta evidência têm mais de 10 anos, sendo que quer os doentes quer os tratamentos oncológicos atuais são diferentes dos de há 10 anos.
O CATCH, com 900 doentes, é o maior estudo sobre o tratamento prolongado do tromboembolismo venoso no doente oncológico. Adicionalmente, este estudo avalia a qualidade de vida dos doentes, o síndrome pós-trombótico, fatores de risco para TEV recorrente e hemorragia, bem como a importância da insuficiência renal, parâmetros estes que não foram pormenorizadamente avaliados nos estudos anteriores.
Neste estudo a tinzaparina foi administrada em dose terapêutica completa, durante 6 meses. A tinzaparina foi eficaz e apresentou um bom perfil de segurança, com diminuição significativa das hemorragias não-major clinicamente relevantes.
O CATCH confirma os estudos anteriores e as recomendações das guidelines, demonstrando que a tinzaparina é eficaz no tratamento do TEV em doentes com cancro, sem aumentar o risco hemorrágico.

 

Próximo

Desenho do Estudo (2)


> Clique para descarregar versão em PDF

Desenho_estudo_CATCH




Próximo

Dados Demográficos (2)


Dados_demograficos_CATCH

Dados_demograficos_Caracteristicas_doentes_CATCH




Próximo

Eficácia (2)


Resultados_eficacia_grafico_CATCH




Próximo

Segurança (2)


Resultados_Seguranca_Tabela_CATCH




Próximo

Conclusões (1)


Conclusoes_CATCH




Próximo

Solicitar reprint - Estudo CATCH

Estudo CATCH

Para solicitar uma cópia do artigo original publicado no JAMA, por favor preencha o formulário abaixo.

Próximo

GESCAT Guidelines (3)

guidelines

É fundamental o registo de TEV no processo clínico pelo médico prescritor da terapêutica anticoagulante. À data da alta o doente deve ser informado da terapêutica a realizar e duração prevista, de modo a garantir a sua adesão. Na carta de alta deve ser dado conhecimento ao médico de medicina geral e familiar dos motivos da prescrição, da terapêutica instituída e da duração do tratamento.

Tratamento de longo prazo do TEV no doente oncológico


A HBPM é recomendada no tratamento a longo prazo do TEV por um período mínimo de 3 a 6 meses (TABELA 11). A continuação da terapêutica para além dos 6 meses pode ser considerada em determinados doentes com doença ativa, ponderando o risco/benefício, tolerabilidade e preferência do doente.

No tratamento de longo prazo do TEV nos doentes oncológicos, as HBPM constituem o tratamento estado da arte, reduzindo o risco de recorrência de TEV em 50% e o risco de hemorragia em 20% comparativamente aos antagonistas da vitamina K (AVK).
Apenas em situações excepcionais (por exemplo: preferência do doente) podem os AVK constituir uma alternativa às HBPM.

TABELA 1: Tratamento a longo prazo de TEV

gescat tabela
* HBPM aprovadas especificamente pelo INFARMED para o tratamento a longo prazo do TEV no doente oncológico

in Guidelines Recomendações Portuguesas Para A Profilaxia E Tratamento Do Tromboembolismo Venoso No Doente Oncológico - Grupo De Estudos De Cancro E Trombose

Próximo

Indicações - Innohep ® (4)


innohep
® está indicado no tratamento de tromboses venosas e doenças tromboembólicas, incluindo trombose
venosa profunda e êmbolos pulmonares.

innohep ® também está indicado para o tratamento prolongado de tromboembolismo venoso sintomático e prevenção de
recidivas em doentes com cancro ativo.

 




Próximo

Administração Innohep ® (Vídeo)


Próximo

Dosagens | Dose Única Diária - Innohep ®

Dosagens_innohep




Próximo

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO



> Clique aqui para visualizar o RCM das dosagens de PROFILAXIA.

> Clique aqui para visualizar o RCM das dosagens de TRATAMENTO.








Próximo

 

 

 

> Descarregar a Brochura em PDF

Próximo

Referências Bibliográficas


1. Lee AY, Kamphuisen PW, Meyer G, Bauersachs R, Janas MS, Jarner MF, Khorana AA; Tinzaparin vs Warfarin for Treatment of Acute Venous Thromboembolism in Patients With Active Cancer: A Randomized Clinical Trial. JAMA 2015 Aug 18;314(7):677-86
2. Adaptado de Lee AY, Kamphuisen PW, Meyer G, Bauersachs R, Janas MS, Jarner MF, Khorana AA; Tinzaparin vs Warfarin for Treatment of Acute Venous Thromboembolism in Patients With Active Cancer: A Randomized Clinical Trial. JAMA 2015 Aug 18;314(7):677-86
3. Guidelines GESCAT – Recomendações Portuguesas para a profilaxia e tratamento do tromboembolismo venoso no doente oncológico. www.gescat.pt
4. RCM innohep ® 20.000 UI anti-Xa/ml
5. RCM innohep ® 10.000 UI anti-Xa/ml